Profissional de Marketing: entenda por quê a sua empresa precisa dele

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Hoje, dia 8 de maio, se comemora o Dia do Profissional de Marketing. Você sabe o que faz um profissional do ramo? Conhece a importância que ele tem para o seu negócio? Em tempos de revolução digital, a necessidade de contar com um profissional de Marketing dentro da sua empresa nunca foi tão grande.

Vamos te mostrar as principais razões pelas quais o Marketing é tão importante em qualquer empresa moderna.

Todas as empresas, exceto estatais e monopólios (até certo ponto), precisam de marketing para sobreviver. Com o aumento do consumismo, o marketing se tornou uma indústria impossível de ignorar.

Este não foi sempre o caso, no entanto. Os principais fatores que contribuíram para essa tendência são a privatização, a concorrência, a tecnologia, a produção e principalmente, a comunicação.

Agora que nossa audiência se tornou uma moeda em si, podemos ver que diferentes mídias tecnológicas estão competindo por nosso tempo e atenção em diferentes setores: a rádio perdeu espaço para a televisão e a TV está perdendo terreno para a internet.

Não só isso, mas próprios produtos da internet competem entre si. Cada vez mais o Facebook perde espaço para o Instagram que, por sua vez, está competindo com vídeos de gatos engraçados no YouTube. Isso é realidade – nossa atenção agora tem mais valor do que nunca. E é tudo por causa do marketing!

O marketing é uma das coisas mais importantes que uma empresa pode fazer. Ele não apenas cria a conscientização da marca, como também trabalha para aumentar as vendas e envolver os clientes. Existem tantos benefícios que resultam de um bom plano de marketing que qualquer empresário seria tolo se não desse uma chance para o segmento.

O profissional de Marketing pode ter diversas formações acadêmicas, como Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Letras, Administração, a própria graduação em Marketing ou o curso tecnólogo na área. Mas também pode não ter nenhuma formação específica ou formal.

É o caso do publicitário da Agência Beleze Deivid Barreto. Há 18 anos na área, o profissional é um autodidata. Ele classifica o Marketing como um elemento fundamental de todo negócio, presente até mesmo em um jogo de futebol: o técnico, responsável por colocar o time em campo contra outro clube, ocupa a função equivalente ao profissional de Marketing Estratégico.

Ele sabe os jogadores que têm e o que cada um pode dar de resultado. O técnico, nesse caso, desempenha a parte mais elaborada do Marketing. As outras funções ficam à cargo da tradicional área de Publicidade e Propaganda.

O alvo? O público que assiste ao jogo. A missão do Marketing é conseguir encantá-lo. Quem vai ao estádio ou acompanha pela televisão, quer ver um bom desempenho do time para o qual torce. “O Marketing é a ação que faz com que algo aconteça para alcançar outra coisa”, afirma.

Barreto começou em 2001 no que ele chama de “ponta do Marketing”: vendas. Em 2004, após alcançar contato com softwares de edição, ele montou uma agência chamada Equilíbrio e Publicidade. Naquela época, usava a internet para estudar o funcionamento do Marketing tradicional. O trabalho deu certo e entregou bons resultados aos clientes.

Nos anos que se seguiram, em razão da abertura de um empreendimento voltado para outro ramo, o profissional se afastou da área de Marketing. Em 2015, ao fechar o negócio, ele foi trabalhar na Prefeitura de Viana no setor de Tecnologia da Informação.

Em seis meses no novo trabalho, recebeu um convite para trabalhar na área de comunicação da prefeitura. Foi o pontapé para que ele voltasse a explorar a área. Em 2017, quando saiu da prefeitura – lugar em que, junto com a equipe de trabalho, ganhou um prêmio em 2016 – decidiu permanecer no setor de comunicação.

Então, reabriu a primeira empresa, a Equilíbrio e Publicidade. Foi um período de muito estudo e atualização a respeito do funcionamento do setor. Em 2018, tomou uma decisão: não faria Marketing para outras pessoas, criaria um produto próprio, da forma que acreditava ser certo.

A partir disso, nasceu a Agência Beleze. Embora esteja presente de maneira exclusiva nos canais e veículos digitais, as estratégicas adotadas pela empresa, voltada para profissionais e estabelecimentos na área de beleza, são tradicionais.

A agência mantém dois produtos: o Portal Beleze, que permite o anúncio grátis de serviços na área de beleza e dispõe aos clientes uma lista de profissionais mais próximos; e a Revista Beleze, ferramenta que funciona como canal de comunicação da empresa.

Para Deivid, a evolução dos meios digitais, em conjunto com a consequente democratização do uso dos veículos de comunicação, tem prejudicado a área de Marketing. Ele enxerga a existência de um grande número de marqueteiros digitais que não entendem a essência do Marketing e os anseios do cliente. Não se preocupam com conteúdo, mas somente com números.

Em virtude disso, avalia Deivid, o mercado passará por uma grande turbulência se o Instagram avançar com uma intenção sinalizada há pouco tempo: a rede social está testando um novo layout em que as métricas do perfil, como número de curtidas e seguidores, não estão disponíveis ao público. Alguns poucos usuários no mundo foram escolhidos como “usuários-betas”.

O trabalho da Agência Beleze caminha em sentido contrário: os publicitários da empresa procuram entender os valores de cada cliente e o que eles desejam passar ao público. A intenção é que eles consigam se comunicar de maneira eficiente com todos os seguidores. Deivid acredita que não faz sentido, por exemplo, uma conta no Instagram ostentar 26 mil seguidores se, quando posta algo, recebe 26 curtidas. Os números funcionam como enfeite.

Se você deseja aprender Marketing de maneira autodidata, Deivid aconselha não fechar a cabeça às crenças e pensamentos pessoais. Ao mesmo tempo, não se prender a elas. Mas é preciso ponderar entre as duas ações. O segredo é não se deixar influenciar por aquilo que não te convence, orienta o profissional.

Aos clientes: cuidado ao procurar um profissional para cuidar do seu negócio. Um bom profissional de Marketing deve entender as suas dores. Você vai descobrir se isso está acontecendo a partir do diagnóstico inicial produzido por ele a respeito do seu negócio.