Régis Morelly explica a estrutura dos cabelos e como cuidar adequadamente da cabeleira

0
777

O verão está chegando. Nesta época do ano, todo cuidado com as madeixas é necessário. Principalmente se você faz relaxamento, alisamento, coloração, descoloração, mechas e progressivas.

Para entender melhor do que eu estou falando e te ajudar a entender a importância de cuidar dos fios, vou te contar com mais detalhes como nosso cabelo funciona.

Cutícula, córtex e medula: a estrutura do cabelo

O cabelo é formado por três estruturas: cutícula, córtex e medula.

As cutículas são escamas transparentes sobrepostas umas sobre as outras na parte externa do fio. Ela tem como função proteger a estrutura interna das agressões e do meio externo.

A essa estrutura interna dá-se o nome de córtex. Ela mantém todos os aminoácidos responsáveis por manter os fios saudáveis, inclusive as melaninas que dão cor aos cabelos e a queratina, principal proteína formadora dos pelos e dos cabelos.

Logo mais, internamente, temos a medula na parte central do fio, cuja função ainda é desconhecida pelos estudiosos.

O pH do cabelo

O cabelo também possui um pH natural, que necessita estar equilibrado no grau da escala de Potencial Hidrogeniônico entre 4 e 5,5, ou seja, medianamente ácido.

A escala que mede o pH do cabelo vai do 0 ao 14, medindo a acidez, neutralidade e alcalinidade dos produtos destinados aos fios.

Os produtos de 0 a 6,9 são ácidos. Eles ajudam no tratamento e oferecem pouquíssimos riscos e contraindicações.

Enquanto isso, os produtos na escala de 7 são neutros. Eles são mais indicados para mulheres grávidas, lactantes, crianças de zero a cinco anos e pessoas que tenham algum problema com alergias.

Já os produtos na escala de pH 7,1 a 14 são alcalinos. Ou seja, oferecem contraindicações. Eles abrem as cutículas dos cabelos e transformam a estrutura da fibra capilar. Dessa forma, funcionam as colorações, produtos para alisar e relaxar.

Se usados em excesso, esses produtos desgastam a fibra capilar. Eles tiram as proteínas necessárias para fortalecer as madeixas.

Portanto, é necessário um cuidado mais rigoroso com os fios após utilizar produtos com pH alcalino. As proteínas precisam ser repostas.

Tratamento pós-química equilibra o pH do cabelo

É imprescindível equilibrar o pH do cabelo após o desequilíbrio provocado pelo uso do produto com pH alcalino.

Para isso, devemos utilizar produtos de qualidade como máscaras de hidratação, reconstrutores ou até mesmo cauterizações.

Todo cabelo que passa por uma mudança, seja na cor ou na estrutura da fibra, precisa se submeter a um tratamento periódico. E isso deve ser feito com quem realmente entende do assunto.

Kit home care para todos os tipos de tratamento

Atualmente a maioria dos salões possui um kit de manutenção conhecido como home care. Ele permite que as clientes mantenham por mais tempo o resultado satisfatório que alcançaram no salão.

Para cada procedimento há um kit específico para cuidar das madeixas, antes ou depois de cada procedimento.

Existem kits pós-química para loiras, para progressivas, relaxamento, alisamento e vários outros processos.

Além disso, há protetores solares e ativadores para as cacheadas, com protetores térmicos à base de óleo de silicone para proteção dos cabelos com exposição ao sol, bem como manutenção dos cabelos com luzes e coloração, protegendo o cabelo da piscina e outras radiações ultravioleta.

Brilhe como o sol

Agora que você já sabe como funciona a estrutura do seu cabelo, converse com seu profissional hair e peça orientação de qual produto é melhor para a saúde das suas madeixas.

Não espere chegar o verão para ficar diva e arrasar. Bata o cabelão na cara das inimigas!

Não deixe o verão tirar o seu sono e se tornar o vilão das suas férias. Ame-se mais. Cuide-se mais. Chegue plena na estação mais esperada do ano, com um cabelo lindo e bem cuidado, para mostrar o seu brilho e o seu poder também para o sol.

Bate sol, brilha sol, nem eu ofusco o seu brilho, nem você o meu!