Adoçantes: Faça a escolha certa!

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É notório que quem busca perda de peso através de um alimentação balanceada, atividade física e faz a substituição do açúcar por adoçantes, tem obtido sucesso nos seus objetivos frente aos que não seguem essas indicações. Mas você sabe qual o adoçante mais saudável nesse processo?

Vem comigo!

Recentemente uma pesquisa na Universidade de Harvard (EUA) apresentou um parecer através de 50 estudos em que adoçantes sem açúcares não fazem os efeitos que prometem.

Mas calma, nem tudo está perdido! A questão é que ainda assim há um lado positivo sobre esses estudos: notou-se a redução do IMC (Índice de Massa Corporal), bem como nos níveis de açúcar no sangue mesmo com resultados significativamente fracos.

Mas quem precisa consumir adoçantes?

A coerência do estudo é que existem grupos de alto risco que necessitam do consumo de adoçantes como substituição do açúcar. Por exemplo, os diabéticos e pessoas com históricos familiares para Diabetes. Esses são os grupos mais preocupantes. Por serem livres de calorias os adoçantes são indicados por profissionais de saúde na redução ou controle do peso.

Afinal, qual o melhor adoçante?

Que o adoçante é produto desenvolvido para conferir sabor doce aos alimentos e bebidas, com o objetivo de substituir o açúcar branco, já sabemos. Mas o que muitos ainda não sabem é que ele pode ter a formulação à base de edulcorante artificial ou edulcorante natural extraído de frutas ou vegetais.

Conheça então os tipos de adoçantes mais consumidos:
• Adoçantes artificiais/sintéticos: aspartame, sacarina, sucralose, acessulfame-k e ciclamato.
• Adoçantes naturais: stevia e poliois (xilitol, manitol e sorbitol).

Prefira os naturais!

Xilitol

Ótima opção de substituição do açúcar, pois oferece muitos benefícios à saúde além der ser nutritivo. É obtido à partir da hidrogenação do monossacarídeo Xilose. Destaca-se também por ajudar a reduzir a incidência de cáries e a remineralizar os dentes.

Benefícios do Xilitol:
• Possui baixo índice glicêmico;
• Pode ser usado em diabéticos;
• Auxilia no tratamento de doenças respiratórias;
• Tem poucas calorias;
• Pode ajudar no controle do colesterol .

Sorbitol

Obtido a partir do açúcar invertido e do amido. Encontrado também nas frutas e nas algas marinhas, adoça até 50 vezes mais.

Benefícios do Sorbitol
• Usado para adoçar gomas de mascar e geleias;
• Pode ser levado ao fogo.

Manitol

Extraído de algas marinhas e vegetais. Por ajudar na estimulação da produção de insulina o manitol deve ser consumido com moderação. Em excesso, assim como o Sorbitol, pode causar desconforto intestinal.

Benefício do Manitol:
• Adoça até 70% mais do que a sacarose;
• Pode ser levado ao fogo.

Stevia

E por fim, o queridinho! Por não fornecer calorias e ter o poder de adoçar 300 vezes mais que o açúcar, a Stevia (adoçante natural extraído de uma planta chamada Stevia Rebaudiana) é considerado um dos melhores adoçantes para substituir o açúcar refinado. Usada também para fabricação de doces, bebidas, gomas de mascar e iogurtes.

Benefícios da Stevia
• Pode ser consumida por pessoas com fenilcetonúria;
• Adoçante Natural;
• Não calórico;
• Possui estabilidade no aquecimento;
• Não favorece o aparecimento de cáries.

Dica

Observe sempre a data de validade e a forma correta de consumo. Procure um profissional capacitado para ajudar na escolha. E como tudo na vida, consuma com moderação!

E fique ligado que volto com mais matérias sobre saúde por aqui…