Corte de cabelo pixie vira tendência entre as celebridades

0
801

A apresentadora e modelo de TV australiana Jesinta Franklin seguiu os passos de estrelas como Audrey Hepburn e Emma Watson ao lançar um novo e mais curto penteado de corte de duende (pixie). Você sabia que a moda surgiu há muito tempo? Saiba mais sobre esse corte de cabelo que está virando tendências entre as celebridades.

As origens do corte do duende, também conhecido como pixie, remontam ao início do século 20, quando as mulheres ousaram quebrar os moldes da feminilidade cortando o cabelo mais curto do que nunca antes.

Cortes de pixie podem vir em uma variedade de comprimentos, de meia polegada a alguns centímetros de comprimento.

Após a devastação da Primeira Guerra Mundial, a excitação dos anos 20 deu às mulheres uma nova sensação de liberdade, durante a qual muitos começaram a usar vestidos mais curtos e experimentar novos estilos.

Em 1927, a cantora de ópera Mary Garden escreveu sobre sua decisão de cortar o cabelo em uma edição da revista feminina americana Pictorial Review.

Em um artigo, ela escreveu que o cabelo mais curto é um “estado de espírito e não apenas uma nova maneira de vestir minha cabeça”.

“Eu considero livrar-me de nossos longos cabelos, um dos muitos grilhões que as mulheres deixaram de lado em sua passagem para a liberdade”, continuou ela.

Enquanto o cabelo curto cresceu em popularidade durante a década de 1920, a tendência diminuiu ligeiramente nas décadas que se seguiram, até a performance vencedora do Oscar de Audrey Hepburn na comédia romântica de 1953, Roman Holiday .

No filme, ela interpreta uma princesa real explorando Roma por conta própria. O penteado da atriz é um aspecto importante do enredo do filme. O cabelo comprido da personagem interpretada pela atriz é cortado para esconder sua verdadeira identidade.

Moda se manteve

Com o passar dos anos, muitas outras celebridades femininas começaram a cortar o cabelo num estilo semelhante ao de Hepburn, mais notavelmente a atriz Mia Farrow no thriller psicológico de 1968, O Bebê de Rosemary, e a supermodelo Twiggy nos anos 60.

Outras estrelas que ostentaram o corte de duendes ao longo das décadas incluíram a cantora Madonna na década de 1980 e a atriz Jacqueline Pearce na série de ficção científica britânica de 1970 Blake’s 7.

Um dos cortes de pixie mais interessantes dos últimos tempos foi o da atriz e ativista Emma Watson, que cortou o cabelo após a produção da série Harry Potter.

Ela explicou em uma entrevista à revista Wonderland em 2014 que cortar o cabelo foi uma experiência libertadora. “Para ser honesto, eu me senti mais com esse corte de cabelo. Senti-me ousado e me senti forte, porque foi a minha escolha”, disse.

O que você acha da tendência do corte de cabelo duente? Cortaria seu cabelo assim? Comente!