Você ainda faz depilação com cera? Então precisa saber mais com Paula Gomes

0
1009
Uma tendência mundial. Pois não vem de hoje a preocupação da sociedade com a beleza. Você sabia que na época de Cleópatra, no Egito Antigo, as mulheres já se depilavam? E não apenas elas, mas, da mesma forma, também os homens.

Ou seja, sempre foi da natureza humana a busca por um ideal de beleza. No entanto, acontece que a depilação não se prende apenas a fatores estéticos, mas também à aspectos ligados à higiene tornando-se uma verdadeira tendência no mercado estético!

Por que se depilar?

Biologicamente, o pelo cumpre a função de proteger a pele. No entanto, em um país tropical, como o Brasil, manter a pele sem pelos mostra-se um dos principais fatores para a obtenção da saúde corporal.

Em primeiro lugar, pelos em excesso favorecem a proliferação de germes, causando odor desagradável e irritações. Também, está comprovado que um corpo liso, livre de pelos, facilita a prática de alguns esportes, como a natação, por exemplo.

Portanto, é por essas e outras que o mercado da depilação está em constante crescimento.

Variedade de opções de processos depilatórios

Hoje uma variedade de processos depilatórios oferece técnicas e produtos diferenciados para cada tipo de necessidade, pelo, pele, e região do corpo.

Consequentemente, conhecimentos cada vez mais específicos são demandados do profissional que atua nessa área. Afinal, depilação é coisa séria, pois lida com a saúde do corpo, a autoestima e o desejo de beleza do cliente.

E mesmo havendo hoje as opções de depilação definitiva muitas pessoas preferem fazer a depilação tradicional, mas ainda há muitas dúvidas sobre a depilação com cera.

Principais perguntas sobre depilação com: Paula Gomes

Relacionei aqui as principais perguntas que minhas clientes me fazem quando o assunto é depilação:

Lâmina de barbear engrossa os fios?

Não há comprovação científica de que isso seja verdade. No entanto, acontece que a lâmina corta a haste dos pelos sobre a pele, não os arranca pela raiz, assim eles crescem rapidamente, dando a impressão de estarem grossos.

Qual o tamanho ideal do pelo para se fazer uma depilação?

Depilar com os pelos no tamanho de 5 milímetros (meio centímetro) é o ideal, pois com este tamanho é possível retirá-los sem quebrar ou lesionar a pele. Portanto, anote a dica!

Posso depilar se estiver usando ácido?

Pode sim, porém é necessário interromper por 15 dias o uso do ácido na região que deseja depilar. Além disso, após a depilação recomendo esperar 1 semana para retomar o uso.

Roupas apertadas encravam os pelos?

Sim, usar roupas muito apertadas (peças íntimas, jeans, leggins etc.) aumentam a incidência de pelos encravados e a irritação da pele devido ao atrito da roupa sobre a pele.

Posso usar desodorante depois de depilar as axilas?

O ideal é não usar desodorante ou qualquer produto que contenha álcool durante 24 horas após a depilação, pois o álcool irrita a pele.

A região deve ficar livre de desodorantes, pois isso pode causar irritação, ardência e vermelhidão na área depilada. Sem contar que, em alguns casos, pode estimular inclusive, o surgimento de manchas.

Quero ir à praia, preciso me depilar! E agora?

Se expor ao sol antes ou depois da depilação, seja ela feita em qualquer região, deixa a pele mais vulnerável ao risco de manchas.

Pessoas de pele negra têm mais chance de criar manchas, por exemplo. Se programe para marcar a depilação pelo menos 48 horas antes de se expor ao sol.

A depilação pode causar o surgimento de espinhas?

Em geral, isso não ocorre, o que surge logo depois da depilação é a foliculite, ou seja, a inflamação do folículo.

O problema é causado, principalmente, pelo entupimento do poro depois do procedimento, já que ele fica mais exposta.

Por isso, a área deve ser muito bem higienizada e alguns produtos como óleos e hidratantes devem ser evitados até 24 horas depois da depilação.

Depilar a sobrancelha ou o buço com cera quente deixa a pele flácida?

Não! Vale a pena salientar que a implacável flacidez facial é causada, normalmente, pelo enfraquecimento das fibras de colágeno e elastina, que não são atingidas durante a depilação.

No entanto, o processo de envelhecimento e consequente flacidez tem outras causas, como exposição excessiva ao sol, consumo de álcool e cigarro, radicais livres e uma alimentação inadequada.

Esfoliar a pele em casa ajuda a diminuir os pelos encravados?

Sim. E sua depiladora agradece! Portanto, o ideal é usar um esfoliante físico (de grãozinhos) 5 dias antes de depilar pois ajuda a remover a aspereza da pele, evita pelos encravados e após esfoliar é indispensável hidratar a pele com uma loção hidratante.

Depilar as pernas dá varizes?

Como a aplicação da cera é muito superficial, não atinge as veias e micro vasos localizados em uma área mais aprofundada da pele, portanto, NÃO.

Varizes e telangiectasias (as famosas arainhas) são causadas por ficar em pé parado ou sentado por longos períodos, pois isso aumenta a pressão nas veias da parte inferior do corpo. Além disso, o sedentarismo também favorece o surgimento de varizes.

E você, ainda tem dúvidas? Lembre-se de pesquisar sempre antes de realizar algum procedimento! Conhecimento acima de tudo!

E aí, o que achou da matéria? Deixe seu comentário, compartilhe esta matéria com suas amigas e amigos e vem para a “ESTÉTICA PAULA GOMES“.

Até a próxima!