Corte Bordado, o que trazes de bom?

0
1673

Você já deve ter ouvido falar sobre o corte bordado. Então, nós fizemos algumas análises desta técnica para você. Trata-se de um corte que não mexe no comprimento dos cabelos, a proposta é cortar apenas as pontas duplas, ou seja, superficialmente, retirar aquele frizz que ficam ao logo dos cabelos, muitas vezes causados pelas pontas danificadas, duplas, triplas…

O corte é realizado com a utilização de um aparelho, que possui a aparência de uma chapinha, mas é chamado de Escova de Corte Bordado ou Removedor de Pontas Duplas, entre outros nomes. O corte funciona com a passagem do aparelho em mechas ligeiramente finas do comprimento às pontas para que assim sejam retirados todos aqueles fiozinhos tão indesejados; o aparelho abre-se como um modelador (lembra os prendedores bicos de patos) a parte que se abre é  como uma escova raquete, porém menor, que segura os fios e ao se fechar pressiona a mecha na parte superior da máquina assim como na chapinha, desta forma ao ligar e passar a máquina pela mecha é acionada uma ventilação que lança as pontas para a parte cortante do aparelho que as retira e as lançam num compartimento superior onde é possível ver o que foi retirado do cabelo. A quantidade de pontas retirada, vai depender das condições dos cabelos submetidos ao corte, mas geralmente é bem pequena, mínima mesmo, porém faz uma diferença muito grande no aspecto dos cabelos.

As vantagens analisadas na realização do corte bordado, sem dúvida nenhuma é a eliminação das pontas duplas, com isso diminui aquele aspecto de cabelos arrepiados, opacos e embaraçados, deixando os fios mais alinhados, com pontas saudáveis e sem retirar nada no comprimento. Logo, para quem possui cabelos processados quimicamente e correm de cortar as madeixas com frequência o corte bordado aparece como uma ótima solução.

Porém, isso não é tudo, podemos encontrar algumas desvantagens no corte bordado, vamos falar do frizz que temos nos cabelos, tais frizz ocorrem por fios quebrados, pontas duplas e triplas que se eriçam e também por fios novos que estão em fase de crescimento e encontram-se entre o comprimento dos cabelos. O frizz dos cabelos novos ocorrem por muitas razões, um cabelo longo processado com química ou de alguém que teve alguma interferência na saúde como anemia, medicações excessivas etc, serão fios novos bem enfraquecidos. O frizz de cabelos quebrados, possivelmente é de alguém que possui cabelos danificados por processos químicos e/ou ausência de cuidados com as madeixas. E o frizz por pontas duplas ocorrem principalmente naquelas pessoas que não tem o hábito de aparar as pontas dos cabelos com frequência. Sendo assim, o corte bordado aqui, pode retirar também pontas de fios novos. Mas isto não é um grande problema, porém a solução para estes casos ao invés de processar com o corte bordado seria, hidratar, cuidar e aparar as pontas dos cabelos com mais frequência. E se utilizar desta modalidade de corte apenas em casos analisados, indicados e realizados por profissionais.

Contudo, um cabelo sem química deve ser hidratado pelo menos quinzenalmente; já um cabelo processado com química deve receber hidratações semanalmente, além de um tratamento mais intenso de reposição de massa/queratina pelo menos uma vez ao mês; quanto aos cabelos danificados, estes devem receber cuidados extras, como hidratações e tratamentos mais frequentes. E quando se fala de corte, é assunto de aflição para muita gente, então, quanto ao corte todos os cabelos, exceto os curtinhos (estes adoram ser cortados rsrs), deveriam respeitar o intervalo de três no máximo quatro meses para terem aparadas suas pontas, isso para evitar o surgimento de pontas duplas. Além de outros cuidados como a manutenção com bons produtos, cuidados na higienização, na hora de pentear e também a forma de prender suas madeixas, isto sem mencionar os cuidados no uso de pranchas, secadores e modeladores constantes.

Se tomadas todas estas medidas você terá um cabelo sempre lindo, sem aquelas pontas ralas, com menos frizz, com brilho, além de grande. Você sabia que aparar as pontas com intervalos de três meses ajuda até no crescimento? Verdade, não que isso faça o cabelo crescer, mas você sempre vai retirar o essencial e não dará tempo de formar grandes pontas o que não ocorre se passar muito tempo do corte, pois as pontas duplas aparecem daí se embolam, embaraçam, você penteia e pow… ponta dupla subindo, formando assim aquela desuniformidade nas pontas e quando você resolver aparar o corte terá aquela ponta enorme para retirar, ou seja, desta maneira nunca terá um cabelo com pontas lindas pois dificilmente deixará sua cabeleireira cortar o necessário e assim as pontas vão subindo cada vez mais.

Falando em subir a ponta, no corte bordado acontece exatamente isto, você retira a ponta dupla é claro, mas o fio estará sempre ali no meio das madeixas, então se seu cabelo está ralo e despontados não há razão para realizar este corte como solução dos problemas, pois logo terá que retocar, o que precisa na verdade é de um verdadeiro corte, mesmo que seja associado ao bordado.

Aposte em dar um novo destino aos seus cabelos! Veja em qual categoria se encaixa, converse com seu(ua) cabeleireiro(a) e crie uma rotina de cuidados, certamente valerá a pena. O grande problema aqui está no imediatismo das pessoas, que buscam resultados para hoje e não para a vida.

Outra análise realizada é que a máquina foi lançada aqui no Brasil no final de 2015 e caiu na graça dos cabeleireiros e consumidores um ano depois, contudo o equipamento é americano e as grandes marcas que operam na área de equipamentos de beleza no Brasil ainda não apostaram no investimento para sua fabricação, encontramos apenas uma entre as marcas conhecidas que fabricam este equipamento, porém esta marca opera com valor quase quatro vezes maior que as outras.

O corte bordado vai cumprir sua proposta que é retirar as pontas duplas e danificados que formam frizz nos cabelos, mas daqui quanto tempo você vai precisar retocar? Nosso palpite é: Usufrua das vantagens do corte bordado para tratar uma necessidade que surgiu principalmente pela falta de tratamentos, mas não deixe mais de tratar os seus cabelos, para que não se repita frequentemente o corte bordado, o que não é indicado. Aposte em cuidar dos seus cabelos e em pouco tempo já perceberá os resultados surgindo.