Conheça a verdadeira drenagem linfática

0
1452
Que ela é uma grande aliada das mulheres nós já sabemos! Mas, afinal, o que é e para que serve a Drenagem Linfática? Muitos a confundem com redução de medidas. Isso faz sentido?
Como surgiu?
O primeiro relato de utilização da técnica manual de drenagem linfática foi em 1892. Isso mesmo, “1892”, quando Winiwarter, um cirurgião austríaco iniciou a sua aplicação.
Em 1936, o dinamarquês Emil Vodder e a esposa Estrid desenvolveram o estudo e a prática da drenagem linfática na Riviera Francesa. Observando os excelentes resultados obtidos através deste procedimento, o casal acabou criando um método mais abrangente e eficaz, que ainda hoje é utilizado por esteticistas do mundo todo e recomendado por cirurgiões e especialistas.
No Brasil, a divulgação do método se deu através de Waldtraud Ritter Winter, ex-aluna do Dr. Vodder. A técnica – inicialmente utilizada somente para fins estéticos como forma de conter a obesidade e reduzir as medidas corporais – atualmente é recomendada para tratar outros problemas como o inchaço durante a gestação e pós-parto, sintomas de retenção de líquido, TPM (tensão pré e pós menstrual), antes e depois de cirurgias plásticas e também para dores e cansaço extremo.
Para que serve?
O principal responsável pela obtenção de tantos resultados com a drenagem linfática é o sistema circulatório linfático, que funciona paralelamente ao sistema sanguíneo. O Sistema Linfático é formado por uma grande rede de vasos, distribuídos por todo o corpo, que coletam os líquidos espalhados, filtrando e devolvendo-os para a circulação sanguínea.
Assim, a drenagem linfática atua com manobras que levam estes líquidos para as estruturas responsáveis em coletá-los. Esta massagem é realizada através de pressões leves e é muito importante frisar que o método não é doloroso e não deixa hematomas.
As pressões feitas na pele direcionam os líquidos do corpo para as estruturas do sistema linfático, onde será eliminado através da urina. O grande segredo para um bom resultado é manter a pressão e velocidade da manobra de acordo com o ritmo do sistema circulatório linfático.
A respeito de um saber mais técnico, seria importante destacar que a linfa é o líquido que circula através dessa rede de vasos. Ela é rica em proteínas, glóbulos brancos, microrganismo, células mortas, células sanguíneas e pode também carregar bactérias e toxinas. Assim como o sangue, a linfa realiza trocas metabólicas com as células e em seguida é recolhida pelos vasos do sistema linfático, retornando aos gânglios. Já os gânglios linfáticos, ou linfonodos, são encontrados em todo o corpo e são parte importante do sistema de defesa do corpo.
Ou seja, a drenagem também ajuda o corpo a eliminar toxinas, microrganismos e células mortas, além de algumas bactérias. Também ajuda a reconhecer e combater germes, infecções e outras substâncias estranhas.
A drenagem linfática melhora a celulite?
A resposta é sim! Mas, não se iluda!
A função da drenagem linfática é retirar a linfa que fica acumulada entre as células, que pode ser ocasionado por dificuldades de absorção por parte das células, por exemplo. Com essa estimulação, há uma diminuição do inchaço e consequente melhora da celulite.
O procedimento melhora também a circulação em geral, relaxando o corpo e aumentando o metabolismo do local tratado. Com isso, o transporte de gordura – principalmente na forma de triglicerídeos – e vitaminas que é feito pela linfa do intestino desemboca no fígado, é metabolizado e enviado ao sistema circulatório de maneira balanceada. Deste modo, quando há uma melhora da circulação da linfa há também uma maior oxigenação dos tecidos do corpo, o que proporciona uma melhora no aspecto da celulite.
Quantas sessões são recomendadas?
Este é um tratamento que deve ser feito de forma frequente para ter bons resultados, variando de uma até três vezes por semana.
A repetição regular é importante porque quando se deixa de fazer a drenagem linfática o inchaço volta.
Gestantes podem fazer?
Drenagem Linfática em gestante por Paula Gomes
Só não podem, como devem! O inchaço é um problema comum na gravidez e a drenagem é perfeita para reduzir esse incômodo. Ela ainda pode ajudar a prevenir a celulite e as estrias, e diminuir bastante o inchaço corporal ao final do dia.
Normalmente a gestante pode iniciar a drenagem a partir do terceiro mês de gestação, com consentimento médico. Mas o procedimento deve ser realizado por profissionais capacitados.
A Drenagem Linfática possui contraindicações?
É contraindicada para pessoas com infecção, insuficiência renal ou cardíaca, trombose e hipertensão descompensada. Além de pessoas que estejam usando medicamentos específicos e/ou realizando quimioterapia. Qualquer pessoa em tratamento de saúde ou portadora de alguma doença específica além das citadas aqui deve buscar informações com seu médico responsável.
Existe um “pulo do gato” para melhores resultados?
Aliar a drenagem linfática a uma alimentação balanceada promove maiores resultados. Reduzir a quantidade de sódio (contido no sal, em alimentos industrializados, nos doces, biscoitos recheados, sucos em pó e refrigerantes) ajuda muito a diminuir a retenção de líquidos. Inclua mais fibras na sua alimentação, pois isso melhora o funcionamento do intestino favorecendo a diminuição na retenção de líquidos.
E ainda, por mais que pareça irônico, quanto mais líquidos saudáveis você ingerir (água, sucos naturais, chás) menos retenção você terá! Pois o nosso corpo tem um equilíbrio muito grande com a água e quanto menos ela estiver presente no corpo, mais ela ficará retida, favorecendo a retenção de mais toxinas também.
E para finalizar, pratique atividade física regularmente.  No caso da drenagem, o exercício físico aumenta a oxigenação do corpo, o que favorece a ação da sua própria drenagem linfática natural.

 

Fontes de pesquisa: Revista Negócio Estética e Livro Drenagem Linfática Manual: Teoria e Prática.

 

Comente aqui na matéria, se tem alguma dúvida, sugestão de matéria e marque aquela sua amiga que precisa de uma boa drenagem linfática.

Estética Paula Gomes
55 27 99821-6169 / 3033-5158
@esteticapaulagomess
R. Maria Niero da Silva, 13 – Glória – VV