Como o Kickboxing pode mudar seu corpo e sua vida

0
1560

Você quer melhorar o seu equilíbrio e a sua agilidade corporal? Então o kickboxing é o treino certo para você! Especialistas que estudam o esporte dizem que quase todos – até mesmo pessoas mais velhas – se beneficiam com a prática do esporte.

Ao contrário da maioria dos outros tipos de exercício, o kickboxing enfatiza os movimentos. Para pessoas idosas, por exemplo, o esporte melhora a mobilidade e reduz o risco de quedas, de acordo com Kurt Jackson, professor associado de neurologia e reabilitação da Universidade de Dayton, em Ohio. “Força pura é o que um halterofilista usa, mas produzir força é tanto força quanto velocidade”, afirma o pesquisador.

O treino de kickboxing consiste em fazer movimentos intensos e repetitivos – como bater em um saco de pancadas repetidas vezes e chutar e dar joelhadas em uma almofada que outra pessoa está segurando.

Algumas pesquisas mostram que mesmo exercícios diários muito breves – apenas 60 segundos – podem oferecer os mesmos ganhos na saúde do coração e do pulmão que 45 minutos da prática.

Os benefícios do kickboxing

Kickboxing melhora a aptidão, potência, flexibilidade e agilidade, de acordo com um estudo realizado com homens saudáveis ​​por volta de vinte anos que treinaram três dias por semana durante cinco semanas.

Além disso, o esporte queima muitas calorias. Um estudo do Conselho Americano de Exercícios (ACE) descobriu que o tipo de combinações de socos e chutes usados ​​nas aulas queima mais de oito calorias por minuto aproximadamente a mesma quantidade que você queima enquanto nada, por exemplo.

O esporte também pode melhorar a coordenação, mesmo nos casos mais extremos. O pesquisador Kurt Jackson estuda os benefícios neuromusculares do treinamento de kickboxing para pessoas com esclerose múltipla (MS), uma condição na qual a comunicação deficiente entre o cérebro e os músculos pode levar a quedas ou problemas com atividades que dependem de multitarefa, como caminhar e falar.

Kickboxing melhora a coordenação motora

Kickboxing ajuda a fortalecer o controle neuromuscular em pessoas com a doença de forma a melhorar as atividades de equilíbrio, mobilidade e dupla tarefa, descobriu o estudo.

O Kickboxing melhora os dois tipos de equilíbrio que o corpo requer – antecipatórios e reativos – e um melhor equilíbrio reduz o risco de quedas ou fraqueza muscular.

“Equilíbrio antecipado é algo que você precisa se estabilizando para alcançar um armário”, explica Jackson. Por outro lado, equilíbrio reativo é o tipo de coordenação mente-músculo que você precisa para alcançar o equilíbrio quando você tropeça.

Essas habilidades são úteis antes mesmo de você atingir a velhice. No entanto, os movimentos rápidos do corpo inteiro exigidos no kickboxing também podem causar lesões. Costas nas costas, joelho, quadril e ombro são comuns entre os kickboxers, descobriu um estudo no Journal of Strength and Conditioning Research.

Tal como acontece com a maioria das outras formas de exercício vigoroso, se você é um novato, é importante iniciar gradualmente no kickboxing. “Se você tem um problema no joelho ou alguma outra limitação, é importante ter um treinador ou fisioterapeuta que saiba como adaptar um programa de kickboxing às suas necessidades e quem o apresentará de maneira controlada e sistemática”, diz Jackson. Comece devagar e você terá mais benefícios no final.

Depois de descobrir todos esses benefícios da prática de kickboxing, o que você está esperando para começar a treinar? Ainda tem alguma dúvida? Conta para a gente nos comentários!