Esfoliação: o segredo para uma pele lisinha e aveludada

0
760

Você já se perguntou por que a pele de um bebê é tão macia? É que os bebês naturalmente substituem as células da pele a cada poucos dias. À medida que envelhecem, no entanto, a taxa de rotatividade de células diminui drasticamente. Células mortas na superfície da sua pele ficam por muito mais tempo, um fato que tende a acentuar essas linhas finas e pode fazer a pele parecer sem brilho e sem vida. Removendo essas células mortas da pele por meio da esfoliação – seja fisicamente com esfoliação ou usando ácidos ou enzimas – ajuda a compensar a desaceleração gradual do processo natural de renovação da pele, melhorando o tom e a textura da pele. Aqui estão algumas das razões pelas quais você precisa esfoliar sua pele regularmente:

Os 5 principais benefícios da esfoliação

  1. Ele desvanece manchas de idade, removendo as células mortas da pele que contém o pigmento.
  2. Desobstrui os poros e permite a liberação de óleos naturais da pele.
  3. Minimiza o tamanho dos poros e cicatrizes superficiais.
  4. Faz com que as linhas finas e as rugas pareçam menos visíveis, tendo em vista que a nova camada de pele refletida reflete melhor a luz.
  5. Ele permite uma melhor absorção de hidratantes, antioxidantes e soros de reforço de colágeno, removendo a camada superior de células mortas e danificadas. Isso também vale para medicamentos contra acne e outros tipos de tratamentos de pele para os quais a penetração é importante. Esta é outra razão pela qual a esfoliação regular deve fazer parte de um regime básico de cuidados com a pele.

Que tipo de esfoliante você deve usar?

Há duas maneiras de esfoliar a pele: a esfoliação química, que usa ácidos ou enzimas para remover as células mortas da pele, e a esfoliação física, que utiliza uma substância endurecida para remover manualmente as células mortas da pele – pense na microdermoabrasão. Como regra geral, a pele altamente sensível e com tendência acneica responde muito bem aos esfoliantes químicos, pois é menos provável que cause irritação. Mas certamente é possível usar um esfoliante físico e químico em conjunto e se beneficiar muito de ambos, mas seria absolutamente recomendado não usar os dois no mesmo dia para evitar a esfoliação excessiva.

Não há dúvida que a esfoliação regular é absolutamente essencial para manter a pele saudável. A esfoliação é a base de toda a pele com aparência sadia.

FONTES:
Esfoliação: 10 dicas pra você esfoliar a pele sem medo de errar!
Esfoliação traz muitos benefícios para a pele, mas precisa ser feita com produtos naturais
Esfoliação da pele: quando e por que fazer o procedimento