É tempo de dançar! Surpreenda-se com os benefícios da dança

0
951

A dança é tão antiga quanto a vida animal, se você parar para pensar em “danças de acasalamento” e “demonstrações de intimidação”, como são frequentemente documentadas no mundo animal.

É muito provável que os seres humanos e seus ancestrais tenham praticado algum tipo de movimento rítmico por milhões de anos, mesmo que nossos ancestrais não tivessem bandas nem orquestras.

A dança requer primeiramente, a vontade de se movimentar em um ritmo, em seguida a paciência e dedicação. Algumas pessoas ainda, podem ter mais sincronismo e aptidão que outras, mas é muito difícil não se entregar aos embalos da dança.

Mas, qualquer pessoa está apta a dançar: portadores de necessidades especiais, idosos, bebês, crianças, gestantes e assim por diante. Assim, em outras palavras, essa é uma das grandes vantagens dessa prática tão antiga e ao mesmo tempo tão atual, a dança é para quem quer!

Os benefícios da dança são inúmeros, tanto para a saúde física, emocional e social. A prática traz qualidade de vida e melhora a autoestima.

Cláudia Reis

A dança é capaz de fazer o coração e os músculos gastarem adrenalina e cortisol, conhecidos como hormônios do estresse. Além de promover o relaxamento e a liberação endorfina, dopamina e serotonina, os hormônios do prazer.

Segundo o Bem Estar, uma pessoa quando estressada, pode aliviar a tensão com a dança, assim, além de queimar calorias, a dançar pode ajudar nos momentos de tensão, nervosismo e ansiedade.

Cuidados antes de começar a fazer aulas de dança

Quer começar a fazer aulas de dança?

De acordo com a educadora física Cláudia Reis, antes de tudo você precisa observar se o local escolhido é seguro e avaliar especialmente o piso, que deve ser plano.

Além disso, vista roupas flexíveis e confortáveis e calçados próprios para o tipo de dança.

E, o mais importante: não se esqueça de obter autorização médica. Seja orientado por um profissional habilitado e licenciado para dar aula de dança. Dessa forma, você evita possíveis riscos para saúde.

Benefícios da dança, segundo Cláudia Reis:

Educadora física Cláudia Reis.

Cláudia, que atua com danças populares brasileiras com alunos da rede municipal de Cariacica por meio do projeto Semearte, garante que a prática faz bem para qualquer pessoa.

“Inclusive, nas minhas gestações eu trabalhei dançando até às últimas semanas, e isso colaborou muito para minha saúde e a do bebê. Fica a dica para as futuras mamães”, compartilha a experiência.

Quer mais motivos para dançar?

A dança melhora o condicionamento físico, melhora a consciência corporal, ajuda na perda da gordura desnecessária, além de aumentar da resistência músculo/articular, aumentar massa óssea, evitando a osteoporose.

A dança ainda, melhora a velocidade da resposta neural, melhora a memória, aumenta a autoestima e melhora o relacionamento interpessoal além de aliviar dores musculares. Isso, devido ao alcance da flexibilidade músculo/articular.

Somado a todos os benefício citados a dança é capaz de aliviar sentimentos depressivos.

Para a dança se tornar um prazer é importante iniciar pelo estilo musical preferido. Por isso encontre seu estilo e dance sempre!

É como diz a música DANCING DAYS, …dance bem, dance mal, dance sem parar, dance bem, dance até, sem saber dançar…

E aí, alguma experiência com a dança para nos contar? Compartilha com a gente!