Micropigmentação de Sobrancelhas: dispara procura por profissionais qualificados

0
1361

A beleza das sobrancelhas tornou-se um aspecto importante para as mulheres tendo em vista o modismo da maquiagem com aquela pele mais trabalhada. Por isso, esse setor vem crescendo à velocidade da luz em perfeita continuidade com o crescimento registrado pela área estética em geral. Nos últimos tempos têm surgido muitos novos tratamentos que têm expandido as opções do público consumidor.

O aspecto interessante é que, em paralelo, aumenta a necessidade de profissionais que disponham de conhecimentos específicos neste segmento, ampliar sua atuação e aplicar novos tratamentos e recursos disponíveis. Muitas vezes, as habilidades são diferentes das de uma esteticista tradicional. Temos por exemplo, a maquiagem permanente em sua declinação mais popular, a micropigmentação.

Estamos falando da chamada maquiagem semi-definitiva, que traz a possibilidade de corrigir aquelas imperfeições nas sobrancelhas e/ou desenhar um modelo que os próprios pêlos não permitem, por serem ralos entre outros fatores, recorrendo assim a um tratamento que envolve a inserção de pigmentos de cor nas primeiras camadas da epiderme.

Neste quesito profissionais da área são categóricos em dizer que a técnica de micropigmentação não é “maquiagem definitiva” (tatuagem), técnica muito usada no passado. O uso de dermógrafos, agulha e a pigmentação da pele, apesar de se assemelhar ao trabalho de tatuadores, não é permanente atingindo apenas camadas superficiais com duração média de seis meses.

Este recurso está sendo tão bem sucedido que a demanda não para de crescer no mercado e torna-se necessário a formação de profissionais capazes de atuar no segmento devido suas diversas técnicas. Outro fator importantíssimo é saber harmonizar o desejo da cliente com seu tom de pele, cor natural dos fios, e também com a possibilidade de técnica e visagismo para que o modelo fique natural e revele a personalidade da cliente. Outro fator importantíssimo aqui e a qualidade dos produtos, a esterilização de todos os instrumentos permanentes e uso de materiais devidamente descartáveis.

Aqui então nascem vários cursos para transmitir o conhecimento necessário para a aplicação do tratamento. Trata-se de habilidades muito técnicas. Na micropigmentação encontramos as técnicas de sobrancelhas compactas, esfumadas e fio-a-fio. Na técnica compacta e esfumada alguns profissionais conseguem trabalhar com dermógrafos já na técnica fio-a-fio o dermógrafo deixa os traços mais grosseiros daí chegou ao mercado a tecnologia de microblading, tornando-se a mais usada atualmente.

Estes são os mecanismos comuns para todas as composições permanentes e/ou de dermopigmentação. Tão logo, o microblading envolve o uso de uma máquina equipada com micro lâminas que causa pequenas incisões nas quais a tinta é então injetada, realizando a projeção de traços finos e delicados conhecidos tecnicamente como Tebori. Assim, a técnica compõe-se de uma intervenção delicada principalmente do ponto de vista dos resultados, considerando o risco de traçar linhas desarmônicas, ou pior, a escolha errônea da nuance, resultando em uma cor que não é nada natural. O erro pode ocorrer, ainda, na composição do melhor desenho para determinado rosto.

Do que foi descrito até agora, entendemos que não estamos falando de uma intervenção estética ordinária, por outro lado seu efeito é duradouro, portanto, digna de ser executada por um conhecedor de visagismo; consequentemente, surge a importância dos profissionais adquirirem habilidades específicas e especializadas antes de começar a aplicar o tratamento e igualmente de clientes buscarem por profissionais aptos para o trabalho.

Se você conhece um super profissional de micropigmentação comente aqui, deixe sua recomendação, dica, sugestão de matérias, dúvidas e até correções.