Alimente seu Cabelo

0
1616

Meus Cabelos dizem quem sou?

A Revista Beleze traz para você leitor, seja profissional ou consumidor da área da beleza, uma Série sobre o tema “Alimente seu Cabelo”, que será entregue em quatro matérias, onde serão traçadas desde curiosidades sobre a importância dos cabelos para humanidade, passando pela ficha técnica de conhecimentos básicos sobre os cabelos até chegarmos às mais novas técnicas e curiosidades sobre o consumo dos cabelos. Então, não percamos mais tempo e vamos à primeira matéria da série alimente seus cabelos: “Meus cabelos dizem quem sou?”

Desde o início dos tempos, os cabelos ocupam lugar de destaque em relação a sua importância, variando entre regiões, tempos, crenças e culturas… No tempo das cavernas por exemplo, os cabelos serviam de proteção, contra o sol, o vento e até contra o frio. Assim, ao longo do tempo os cabelos se tornaram um adorno que demonstravam saúde e vigor, na mitologia por exemplo temos a presença da deusa Afrodite que se cobria com as madeixas e na bíblia encontramos a história de Sansão dotado de força por um cabelo nunca cortado. Os cuidados com os cabelos acontecem há muito tempo, a partir de achados arqueológicos descobriu-se através de estátuas e pinturas gregas do século II a.C. trabalhos expostos de tingimentos e onde eram perfumados os cabelos com óleos. Assim, desde muito tempo é possível perceber que os cabelos figuravam um adorno onde representavam a beleza, a força, o perfume e até a juventude, uma vez que a sabedoria era demonstrada por grandes cabelos e barbas brancas.

No Egito antigo, os cabelos precisavam destacar a diferença social entre os povos, já que por questões de higiene era costume raspar as cabeças, todavia a nobreza a cobria com perucas estilizadas, simétricas e muito bem cuidadas. Da mesma forma, entre o século XVI e XVII sendo o cabelo considerado vigor, força, beleza, saúde, sabedoria, muitas pessoas começaram a usar perucas para disfarçar problemas de calvície, cabelos brancos ou perdas por problemas de saúde, porém eram perucas mal feitas, todavia, escondiam as imperfeições dos cabelos naturais. Mas, foi quando os reis, primeiro o da França (Louis XIV) depois seu primo o rei da Inglaterra (Carlos II) começaram a perder as madeixas e contrataram os melhores “peruqueiros” para confeccionarem perucas com penteados elaborados, grandiosos e com bons cabelos para reafirmarem seu poder é que a moda pegou de vez. Logo, caiu na graça da nobreza e o uso de perucas exuberantes passou a ser símbolo de realeza, nobreza e riqueza.

Com toda esta construção antropológica acerca dos cabelos, tudo indica que ainda hoje ele continua a definir saúde, força, juventude, beleza, condições sociais, porém, hoje vai muito além pois os cabelos revelam estilos, personalidade, moda e comportamento expressos através dos cortes, cores, volumes, tamanhos, enfim, desde o tempo das cavernas até os dias atuais os cabelos não perderam prestígio e por isso tornou-se um segmento digno de estudos e investimentos, onde houve descobertas que nos fez evoluir com os cuidados de nossas madeixas e até mesmo com o uso de apliques e perucas.

Assim, pudemos conhecer algumas características sobre o cabelo que conforme descrito no Site Tricologia, “O cabelo é uma haste fibrosa, formada por células mortas compostas de uma proteína chamada queratina, produzida por células chamadas queratinócitos (a única parte viva do fio) que se encontram no bulbo, na derme do couro cabeludo”. E ainda, “A cor do cabelo é resultado de outra proteína, chamada melanina, produzida por células chamadas melanócitos, que se encontram junto da papila, a parte onde se dá a reprodução celular”.

Descobriu-se ainda que esta haste fibrosa é formado por Cutículas, com 5 a 10 camadas queratinizadas empilhadas umas sobre as outras, unindo-se através das ceramidas e lipídeos formando sua superfície plana como uma barreira protetora do interior do fio concentrada em enxofre; depois da Cutícula está o Córtex onde encontram-se a maior parte da queratina capilar responsável pela resistência e elasticidade do cabelo, no córtex encontram-se também os grânulos de melanina, ou seja, a forma e a cor dos fio estão ali; já na Medula, parte central da haste, possui componentes porosos mas pouco se sabe cientificamente sobre esta parte do cabelo. E como todo elemento o cabelo possui uma Composição Química formada por: Carbono – 45%; Hidrogênio – 7%; Oxigênio – 28%; Nitrogênio – 15%; Enxofre – 5%. que unidos, formam uma proteína chamada queratina que representa 85% da composição do cabelo, completado por 12% de água e 3% de lipídios. O Cabelo também possui uma medida de pH natural sendo entre 4,5 e 5,5 (ou seja, levemente ácido).

Pesquisas revelaram também que nós humanos temos em média de 90 e 150 mil fios de cabelos no couro cabeludo. E é natural que estes fios crescem 1 cm por mês e caiam entre 50 e 100 fios diários (0,10% do total), isso por conta de suas fases de desenvolvimento: Fase Anágena: corresponde ao crescimento ativo do cabelo. Dura de três a seis anos. Fase Catágena: é o período de envelhecimento, ou seja, o cabelo começa a morrer. Dura três semanas. Fase Telógena: dura aproximadamente três meses, onde o cabelo morto é empurrado por um novo fio anágeno.

Dito isto, é fácil dizer que, as característica que definem um cabelo são: Forma, Comprimento, Cor, Brilho, Diâmetro, Solidez, Plasticidade, Elasticidade, Eletricidade estática, Densidade e Crescimento. E como vimos, ao longo do tempo descobriu-se que todas sofrem variações pelos mais diversos fatores como, genéticos, saúde, reações químicas, natureza, clima, podendo ser estes fatores naturais e/ou manipulados.

Assim, possuindo o cabelo uma composição química e sendo este submetido a outras substâncias, elas irão reagir entre si, logo, é preciso ser cautelosos e cuidadosos com os processos nos quais submetemos os cabelos. Pois os cabelos são reflexos do nosso estado de saúde e também dos cuidados que lhes dedicamos. Podemos dizer que o cabelo é uma extensão da forma de agir ou de pensar das pessoas?

Assunto para a nossa próxima matéria da série, onde falaremos sobre os alimentos que nossos cabelos precisam.

Acompanhe nossa série e aguarde mais conhecimento na próxima matéria! Cadastre-se em nosso site e receba todo o conteúdo desta incrível série em seu email.

 

Fontes:
Eliete Werneck – Hair Stylist e técnica da Ybera Paris
https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/direito/a-importancia-dos-cabelos-na-historia-da-humanidade/60443
https://www.megacurioso.com.br/trajes-e-armaduras/73057-surpreenda-se-com-a-razao-de-as-perucas-terem-sido-tao-populares-no-passado.htm
http://www.tricologia.com.br/sobre_cabelos_2.asp
https://www.minhavida.com.br/beleza/materias/3768-conheca-todas-as-fases-do-seu-cabelo
https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/direito/composicao-do-fio-de-cabelo/61866