O Hambúrguer Impossível faz bem ou mal para a saúde?

0
1286

Aparecendo em populares plataformas de mídia social e cardápios de restaurantes em todo o país, o Hambúrguer Impossível ostenta um sabor, textura, aroma e aparência quase idênticos a um hambúrguer comum, mas com um toque ecológico e baseado em vegetais.

No entanto, desde o o lançamento tem havido uma boa quantidade de controvérsias em torno do ingrediente secreto que fornece sabor e cor exclusivos. Será que ele faz mal para a saúde? Nós vamos te contar.

De fato, quase todas as análises recentes do Hambúrguer Impossível falam sobre as semelhanças chocantes e aparentemente “impossíveis” com a carne real.

Além de fornecer um delicioso sabor, ele também tem impacto quando se trata de nutrição e usa significativamente menos água, terra e recursos do que a carne normal para minimizar seu impacto ambiental.

No entanto, o principal ingrediente responsável por seu sabor e textura distintos tem sido objeto de muita controvérsia desde o seu lançamento.

Embora organizações como a Food and Drug Administration (FDA) o tenham reconhecido como geralmente seguro para consumo, outras levantam preocupações sobre o uso de organismos geneticamente modificados e a falta de estudos de longo prazo sobre sua segurança.

Então, o que é um hambúrguer vegetal? O Hambúrguer Impossível é de fato vegetariano? E, mais importante, é bom ou ruim para sua saúde?

Aqui está tudo que você precisa saber sobre este novo ingrediente controverso, além de onde você pode experimentá-lo para provar por si mesmo.

O que é o Hambúrguer Impossível?

O Hambúrguer Impossível é um popular substituto do hambúrguer de carne que começou a surgir em restaurantes de todo o país.

Por cinco anos, pesquisadores se dedicaram a estudar a carne em nível molecular, tentando aprender exatamente o que lhe confere sabor, textura, e aroma únicos.

Isso os levou à descoberta de um composto à base de plantas que é capaz de imitar muitas das propriedades da carne normal.

Além de ser comparável à carne regular em termos de sabor e textura, o Hambúrguer Impossível também possui um perfil nutricional similar e é incrivelmente ecológico.

O Hambúrguer Impossível faz bem ou mal para você?

Presente no Hambúrguer Impossível, a legemoglobina de soja é derivada das raízes da planta de soja e contém heme, um composto que também pode ser encontrado em altas concentrações na carne.

A legemoglobina de soja é extraída de raízes de soja e inserida em uma forma geneticamente modificada de levedura, que é então fermentada, permitindo que ela se multiplique e cresça.

Estudos preliminares descobriram que a leghemoglobina de soja é provavelmente segura.

Ainda assim, mais pesquisas são necessárias para avaliar como a leghemoglobina de soja pode afetar a saúde a longo prazo.

No entanto, muitas pessoas também têm preocupações sobre os organismos geneticamente modificados e os potenciais efeitos que podem ter na saúde.

Além disso, muitas pessoas se perguntam: os Hambúrgueres Impossíveis são isentos de glúten?

Infelizmente, o Impossible Burger não é adequado para aqueles que têm doença celíaca ou sensibilidade ao glúten porque contém proteína texturizada de trigo.

A proteína texturizada de trigo é um ingrediente às vezes adicionado aos produtos vegetarianos para ajudar a criar uma textura mais semelhante à carne, que, para a maioria das pessoas, pode ser digerida sem problemas.

O Hambúrguer Impossível tem glúten?

No entanto, se você está seguindo uma dieta sem glúten, é melhor optar por outros alimentos protéicos à base de plantas para minimizar o consumo de glúten.

Em comparação com os hambúrgueres normais, o perfil nutricional do Hambúrguer Impossível é semelhante em termos de calorias, gordura e teor de proteína.

Também é enriquecido com vários micronutrientes essenciais e é mais rico em tiamina, vitamina B12, niacina e ferro.

Muitos desses nutrientes estão frequentemente ausentes da dieta vegana ou vegetariana padrão, portanto, incluir uma ou duas porções pode ajudar a prevenir deficiências nutricionais e promover uma saúde melhor.

Tenha em mente, no entanto, que o Hambúrguer Impossível também é rico em sódio. Reduzir a ingestão de sódio é frequentemente recomendado para ajudar a controlar os níveis de pressão arterial em pessoas com hipertensão.

O aumento do consumo de sódio também pode estar associado a um maior risco de câncer de estômago, bem como ao aumento da excreção de cálcio, o que poderia levar à perda óssea e à osteoporose.

FONTES:
O hambúrguer sem carne