Entenda os danos que o cloro causa ao cabelo e descubra como se proteger

0
811

O cloro, usado para desinfetar a água da piscina, afeta a integridade do cabelo. A primeira região danificada é a cutícula, camada externa dos fios, composta de células finas e transparentes (sem pigmentos) que protegem o córtex.

Em essência, o cloro reduz o filme hidro-lipídico do cabelo, privando-o de sua proteção natural contra agressões externas, fazendo-o parecer opaco e quebradiço, seco e mais frágil.

Além de secar o cabelo, o cloro também atua como um branqueador, distorcendo ligeiramente a cor da coroa (por exemplo, o loiro tende a tornar-se castanho esverdeado).

Algumas dicas

Para proteger o cabelo, é essencial usar cremes ou leave-in ou ainda os famosos 10em1 e DD obrigatórios que possuem proteção; em caso de banhos mais frequentes, seria interessante o uso da touca. Toda saída da piscina, deve-se enxaguar ao máximo os cabelos, com água de preferência morna para remover a maior parte do cloro.

Como prevenção, para combater o efeito dessecante do cloro, é possível também recorrer ao uso óleos protetores (por exemplo, à base de sementes de linho, argan e amêndoas).

Após o banho de piscina, use um xampu suave ou hidratante e ainda aplique um bálsamo nutritivo e regenerador, insistindo nas pontas.

Além disso, é aconselhável limitar o uso do secador e chapinhas nos dias de piscina, tentando deixar o cabelo secar naturalmente, após retirar o excesso de água com uma toalha.