Ozana: a mulher de origem humilde por trás do Show de Cachos

0
2800

Sabe aquelas pessoas que você conhece e quer ficar conversando, conversando e conversando? Ozana é assim! Escutar a história de um negócio de sucesso direto da boca da proprietária é uma experiência arrebatadora, porque ela demonstra a alegria que tem ao fazer o que gosta.

Ozana Inácio nasceu em uma família pobre no bairro Rio Marinho em Cariacica. Ela admite que esse ponto parece clichê: todo grande empresário conta a mesma história. No entanto, é a mais pura verdade. Ozana precisou batalhar muito para chegar ao lugar em que se encontra.

A imagem da menina correndo com uma bandeja nas mãos, vendendo frutas no semáforo do Centro de Vitória e nas praias da capital, era bastante conhecida nos anos de luta em que ela vendeu maçã do amor para sobreviver.

Nas horas vagas, quando tinha tempo de sonhar, Ozana alimentava um desejo bastante específico: ela queria estudar Mecânica Industrial, sair da rua e ir trabalhar com carros. O pai a ensinou cedo a dirigir. Mas o destino reservou outra missão para Ozana.

Da rua para a sala de aula

Seja como for, a batalha valia a pena. Apesar das dificuldades, a casa da família de Ozana era uma das melhores do bairro. Alguns vizinhos viviam em situações muito piores.

Como era o caso de uma amiga da família, que ao iniciar um namoro, julgou mais adequado recebê-lo na casa da família de Ozana, ao invés de em sua própria residência. Tendo em vista que seu namorado era dono de duas barbearias no badalado bairro de Campo Grande.

Os encontros eram diários, sempre ao final da tarde. Em um desses dias, o rapaz se deparou com Ozana chegando da rua, depois de um dia de trabalho como vendedora de frutas, suja e cercada de meninos.

Então, o rapaz comentou com a mãe de Ozana que considerava a situação um tanto estranha, pois a menina já estava virando uma mocinha e não era correto ficar o dia inteiro na rua trabalhando rodeada por meninos.

Portanto, ela precisava de uma profissão adequada. Caso contrário, não teria um futuro promissor.

Então, ele sugeriu uma solução: Ozana deveria fazer um curso de cabeleireira. A profissão estava em alta e daria um ofício para ela.

A mudança para o centro da cidade

A mãe de Ozana acatou a sugestão e colocou a filha no curso indicado pelo namorado da amiga, em Campo Grande.

Os sete quilômetros que separavam o local do curso ao bairro em que moravam, dividiam também dois mundos, com diferenças significativas.

De início, a menina se locomovia todos os dias de seu bairro até o local do curso. Mas as coisas mudaram rapidamente.

Um assalto motivou a família a mudar de endereço. Durante meses, peregrinou de cidade em cidade acompanhando um parque de diversão.

A família trabalhava em uma barraca de cachorro quente. Um dia, decidiram escolher um endereço fixo. O destino escolhido foi estratégico: Campo Grande.

A família se deslumbrou com os novos ares e com a vida que o bairro poderia proporcionar.

“Em Campo Grande, as meninas andavam mais bem vestidas, mais afeminadas, com o cabelo solto. Eu comecei a enxergar que existia outro mundo a não ser aquele que eu saía suja do semáforo e ia direto para a escola”, relembra Ozana.

Pela primeira vez, ela enxergou que poderia conquistar uma vida melhor. O curso em Campo Grande durou três meses. Logo depois, Ozana se matriculou em outra qualificação no Centro de Vitória.

O início como cabeleireira

O primeiro emprego como cabeleireira ficava em Rosa da Penha, ao lado de Campo Grande. Mais tarde, ela foi contratada por outro estabelecimento.

Sua carreira foi tão próspera que de funcionária passou a sócia e, posteriormente, dona ao comprar o empreendimento para si. Nesta época, tinha apenas 15 anos de idade.

De lá, ela passou a atender em Itacibá, bairro em grande crescimento na época. Ela montou um salão em parceria com a irmã Erenilda. Cerca de três anos depois, decidiu voltar para Rio Marinho.

No quintal da casa do pai, montou um salão durante um período. Ozana estava procurando se encontrar. Tempo depois, ela se mudou para a principal região de Rio Marinho. As mudanças eram constantes em busca do melhor ponto comercial.

A criação da Show de Cachos

Especializado em liso, o letreiro do salão de Ozana apresentava os serviços sem rodeios: “Zana Cabeleireira. Aqui os seus cachos não voltam mais”.

Mas os tempos apontavam para outras direções. Os cachos estavam em alta. Ozana percebeu isso. Na época, ela prestava serviços como técnica para uma empresa de cosméticos, cuja distribuidora era proprietária de uma rede de salões de cachos.

A empresária sugeriu à Ozana um novo nome para a fase que o salão pretendia iniciar: Show de Cachos. Ela encomendou o desenho e presenteou a cabeleireira, que é muito grata até os dias de hoje pela gentileza.

De salão especializado em cachos a uma marca de cosméticos: Izani Professional

Ozana recebeu uma proposta tentadora de um rapaz que bateu na porta do salão em meados de 2014: ele estava em busca de pessoas para montar uma linha de produtos para cabelo.

Funcionários do salão Show de Cachos, em Campo Grande.
Equipe de Ozana no Instituto Show de Cachos, em Campo Grande.
(Foto: Deivid Barreto)

A cabeleireira topou. A aventura durou oito meses. Ozana lembra com ressalvas: o produto não possuía boa embalagem, tampouco documentação e registro com aval da Anvisa. Ela não sabia da obrigatoriedade de toda essa burocracia.

Foi quando fez contato com um grande empresário, dono de uma fábrica de cosméticos em Guarapari, que fez o alerta: o produto estava sendo produzido de maneira irregular.

Ele se prontificou a profissionalizar a linha. O trabalho seria caro e Ozana não tinha dinheiro. Mas fechou negócio, pois acreditava que como sempre foi, com muito trabalho, a dívida seria paga. Tinha fé de com em pouco tempo venderia todos os produtos.

Nasceu então a Izani Professional, sua marca de cosméticos capilares. O nome surgiu por meio de um sonho de seu companheiro, que a cabeleireira atribui a uma grande ajuda divina.

Então, ela procurou se profissionalizar, se qualificar e conhecer melhor o mercado. Ozana estudou sobre a técnica da produção de produtos para relaxamento capilar e se aprimorou, tornando-se uma pioneira no uso da cadeira ao invés do lavatório em seus salões.

A batalha para o sucesso

Produzido o produto, era hora de vender. O trabalho era braçal e desempenhado pessoalmente por Ozana.

Ela batia de porta em porta pra oferecer seus produtos, de Campo Grande, em Cariacica, até em Laranjeiras, na Serra. Afinal, nem todo mundo poderia ir até Rio Marinho comprar e ela precisava tornar conhecido seus produtos e novas técnicas.

“Eu aproveitava o horário de almoço dos estabelecimentos.  Muitas vezes vendia fiado para elas e voltava para receber no mês seguinte”, conta a empresária.

Inegavelmente, o risco era alto. Muitas vezes Ozana não recebia pelo produto. Era comum voltar ao lugar em que o vendeu e não encontrar mais a compradora.

Por outro lado, ela precisava continuar batalhando. Ozana queria ganhar dinheiro com o intuito de ajudar a mãe, construir uma casa e conseguir uma vida confortável.

Foram cinco anos de trabalho intenso. A equipe aumentou. E os salões Instituto Show de Cachos se multiplicaram. Hoje a principal unidade está localizada na principal avenida do bairro comercial Campo Grande, em Cariacica, o que considera a realização de um grande sonho.

Salão de beleza Show de Cachos
Salão Instituto Show de Cachos, em Campo Grande.
(Foto: Deivid Barreto).

Para o futuro, Ozana quer continuar vendo os negócios crescendo. O sonho dela é expandi-los para a Europa. Mas, por enquanto, mantém-se concentrada em ganhar o Brasil.

Família e Ações Sociais

Ozana é casada há 16 anos. Ela tem um filho de 21, Rafael, que segue os passos da mãe se profissionalizando em cortes masculinos e barbas. Além disso, tem uma linda neta de 2 anos.

Ela mora até hoje no mesmo lugar em que cresceu: Rio Marinho. Ozana faz questão de trabalhar no bairro pois lembra, com orgulho, que foi lá que começou o trabalho duro.

O povo do lugar sempre acreditou no potencial da cabeleireira. No bairro, a empresária possui uma unidade do Instituto Show de Cachos.

Sempre quando pode, Ozana se dedica ao trabalho voluntário: participa de alguns projetos e lidera outros, como dias de beleza, para promover doações para pessoas necessitadas, entre outros.

Conheça o salão Show de Cachos

Equipe do salão de beleza Show de Cachos
Equipe de Ozana no salão Instituto Show de Cachos, em Campo Grande.
(Foto: Deivid Barreto)

Já imaginou ser atendida por essa equipe maravilhosa do salão da Ozana? Que experiência maravilhosa!

Você também pode acompanhar o trabalho da Ozana por meio do Facebook e Instagram.

Além disso, comprar os produtos oficiais do instituto também é muito fácil! Basta acessar o site https://showdecachos.com.br/.

Não esqueça de nos contar o que achou! E se você já foi atendida pela equipe de Ozana nos conte agora: como foi essa experiência? 😍