Você é feliz com seus cabelos? Vamos falar um pouco sobre o assunto?

0
1036

O cabelo é o adorno que afeta diretamente na autoestima e empoderamento feminino e como ficar satisfeitos com ele? Sua felicidade está por um fio? Às vezes, somos totalmente cuidadosos com nossos cabelos. Seja arrumando um rabo de cavalo antes de uma foto ou estilizando o penteado para um evento importante, enfim, prestamos muita atenção às nossas madeixas.

Embora o cabelo possa ser uma maneira de expressar personalidade e bom gosto, ele também pode se tornar uma importante fonte de autoconsciência de quem eu realmente sou.

É muito provável que você já ouviu a frase “a grama é mais verde do outro lado da cerca”. Muitas meninas de cabelo encaracolado sonham com madeixas perfeitamente lisas e vice-versa. Não há nada de errado em mudar seus fios conforme a sua vontade… Mas deve ficar atenta se a forma do seu cabelo afeta sua autoestima e sua vida no geral.

FELICIDADE POR UM FIO

O filme Felicidade por um Fio, da Netflix, está levantando discussões sobre o tema. Baseada em um romance homônimo de Trisha R. Thomas, a história apresenta Violet Jones (Sanaa Lathan) e sua jornada na busca pela perfeição.

Ela tem um emprego perfeito, uma casa perfeita e uma vida aparentemente perfeita. Mas enfrenta uma crise de pertencimento. O clímax acontece quando Violet  rompe o relacionamento com o namorado. Nesta crise de identidade, ela acreditava que mudando os cabelos, tudo estaria resolvido.

Violet, sempre usava seu cabelo, castanho escuro, escovado. Seus cabelos representavam um fator de empoderamento, ela concentrava sua beleza e autoestima nele. Porém no processo de mudança não encontrou soluções e as coisas pareciam desandar a cada dia, até que em um momento de embriaguez,  ela raspa o cabelo.

Agora me diz aqui, quem nunca, que ao passar por um momento ruim não mudou o visual, seja para marcar uma nova fase, seja para provocar alguém, ou até mesmo para levantar o ânimo. O problema é quando não ficamos satisfeitas com as mudanças. E quando cansamos do estilo que usamos há anos, como no caso das mulheres que passam pela transição capilar. Será que estão preparadas para tamanha mudança?

Então, ela é obrigada a enfrentar um turbilhão de emoções que vêm com o corte de algo visto como tão intrínseco à identidade de muitas mulheres. A comédia romântica narra a trajetória de uma mulher diante os padrões de beleza social que lhe são impostos. Embora teria sido ótimo se tivesse sido lançado mais cedo, como o “movimento do cabelo natural” que já existe há mais de uma década, ainda assim é relevante para as lutas das mulheres hoje, em todo o mundo em relação ao próprio cabelo.

DICAS DE COMO APRENDER A AMAR O PRÓPRIO CABELO

1. Lembre-se que seu cabelo faz você único

Uma das principais razões pelas quais as meninas sentem que precisam mudar o cabelo é misturar-se a seus amigos e colegas. Mas, assim como qualquer habilidade ou característica especial (do talento artístico às sardas), seu cabelo é parte do que faz você, você. Em outras palavras, pense em como o mundo seria chato se todos tivessem a mesma aparência.

Em primeiro lugar, saiba que, para cada pessoa que faz com que você se sinta desconfortável com seus fios, existe outra pessoa que adoraria ter cabelos iguais aos seus. Ainda assim, se uma pessoa criticar constantemente sua aparência, fale do assunto com quem confia e também conhece do assunto, você pode receber dicas que lhe fará aproveitar melhor seus cabelos.   

2. Pense em por que seu cabelo incomoda você

Às vezes, se incomodar com seus cabelos não é o resultado de opiniões ou palavras de outra pessoa. Pode ser uma questão muito mais pessoal que externa. Portanto, descubra qual é a raiz do problema primeiro e busque trata-lo. 

3. Experimente alguns novos estilos

Se você está entediado com seu cabelo, testar novos cortes de cabelo ou estilos pode ajudar. Portanto, pesquise todas as coisas incríveis que você pode fazer em seu cabelo.

Encontre seu estilo e não deixe seu cabelo ser o responsável por sua autoestima, tenha-o como seu aliado, como uma composição de empoderamento de quem você é. Seja responsável por seu cabelo e não ele responsável por você.

4. Antes de mudar de estilo pense no que te motiva

Quando bater aquela vontade de mudar, como a de Violet, pesquise bem. Pense por exemplo, no que o novo estilo vai exigir de você e se terá tempo, disposição e habilidade para fazer. Pesquise pessoas que tenham o estilo desejado, se parecem com você. Lembre ainda dos seus redemoinhos, da quantidade de cabelos que possui.

Enfim, se você está confiante em si, você pode tudo. Agora se estiver com a autoestima baixa, cuidado com a responsabilidade que está atribuindo aos seus cabelos. Caso o resultado não seja o desejado sua situação pode piorar.

Se você ainda não assistiu o filme, é uma ótima pedida. Se já assistiu, recomende para os amigos! Também vale a pena compartilhar as três dicas de como aceitar e amar o próprio cabelo que vamos dar a seguir.

Nós gostaríamos de conhecer suas experiências com seus cabelos. Você está feliz com eles? Você deixa seus cabelos te dominarem a ponto de deixar de sair? Qual é o seu conselho para as pessoas que querem aprender a amar seus cabelos? Marque pessoas que tem a ver com essa matéria!