Saiba o que herdamos da genética indígena e lusitana

0
1760

Dia 19 de abril foi o dia do índio no Brasil e no dia 22 dia do Descobrimento do país. Logo, a Revista Beleze não poderia deixar de falar das características tão particulares, fortes e bonitas dos índios e também dos portugueses, descobridores do Brasil. Será que as mulheres indígenas teriam segredos de beleza para nos deixar e as lusitanas, que tradições nos revelam? Então vamos conhecer mais da nossa herança genética?

CARACTERÍSTICAS INDÍGENAS

De suas características particulares podemos citar aqui seus poucos pelos no corpo e em contrapartida aqueles cabelos lisos, muito escuro e grossos, difíceis em assumirem os brancos da idade. Outra característica são seus traços fortes, bocas e narizes ligeiramente grandes, olhos pequenos e pele morena avermelhada ou amarelada, possuem uma cor de pele muito única. E a beleza indígena é uma característica marcante, por apresentarem peles firmes e jovens, corpos de genética exuberante.

Índia brasileira, já na terceira idade

Todas estas características se devem ao processo de adaptação biológica e como o povo indígena possuíam uma cultura de atividade agrícola, viviam em ambientes de mata e rios, então, o pouco pelo favorecia menor retenção de calor.

Suas atividades na floresta como a caça e a pesca resultaram em peles mais firmes, ou seja, menos flácidas, menos estrias, mais traçadas. Deste modo, possuíam um ótimo condicionamento físico.

Outros fatores também, como, a alimentação totalmente natural, tratamentos naturais, roupagem mínima e solta, banhos em águas naturais, ricas em minerais e escassas em produtos químicos, também eram fatores importantíssimos para a formação de suas características físicas.

PRÁTICAS PARA A BELEZA INDÍGENA

Indígenas possuíam o costume de se hidratar com abundância. Consumindo muita água natural e pura, além de muitas frutas ricas em sumo, por exemplo. Isto favorecia cabelos e pele mais hidratadas e com brilho. Pois somos o que comemos.

Seus cabelos lisos, escuros, grossos e bem resistentes, sempre longos e inteiros, resultado de manutenções periódica com cortes (falo sempre da importância da manutenção do corte com minhas clientes). Concluindo, índios mantêm seus cabelos sempre bem cortados, geralmente em fio reto e com franjas marcadas.

Assim, o brilho e a força são mantidos através do consumo de produtos naturais. Uma alimentação rica em vegetais, grãos e frutas. Lembre-se, a alimentação faz toda diferença para um cabelo saudável.

BABOSA E NO POO TÉCNICAS JÁ USADAS PELOS INDÍGENAS

Os índios sempre se utilizaram de ervas, raízes e plantas medicinais para produzirem remédios, chás entre outros produtos para a saúde. Existe ainda um produto muito usado e famoso entre nós mas que os índios já usam nos cabelos há muito tempo, que é a babosa. Índios utilizam a planta para hidratar e nutrir os cabelos, além de outros elementos como a água de coco, alguns óleos vegetais e corantes naturais.

O uso do shampoo é algo intrínseco a nossa sociedade, mas indígenas não faziam uso do produto e mantinham cabelos limpos através apenas do uso da água em abundância. Existem muitas pessoas que estão aderindo a este protocolo, conhecido como “No Poo” (não shampoo), principalmente cacheadas. Isso porque os shampoos tiram toda a hidratação natural dos cabelos, além de exporem suas cutículas de maneira desnecessária.

Tem também a técnica de lavagem com “co-wash”, um condicionador de limpeza. Papo para outra matéria.

As peles indígenas combinam muito bem com cores quentes. Ideal para maquiagens, tons de cabelos, roupas e acessórios, por exemplo. É possível lembrar nas ilustrações de filmes e imagens de índios com pinturas, acessórios, penas e cocares vermelhos.

Índios amam acessórios. E meu Deus, como um acessório faz diferença numa mulher, escolha então aqueles que mais definem seu estilo, porém não se esqueça de combinar com sua tonalidade de pele e características de seus cabelos, cor, tamanho e textura.

CARACTERÍSTICAS LUSITANA

Portugueses possuem característica predominantemente de peles brancas, cabelos e olhos castanhos claros, possuem fios finos e apresentam muito pêlo na pele. Seus pêlos tendem a assumir os brancos com muita facilidade. Possuem traços finos e são ligeiramente altos.

Mulher portuguesa

Resultam da mistura de vários povos, por isso carregam muitas tradições, o catolicismo predominou, por conta disso, suas mulheres são conservadoras e mais introspectivas. São mulheres muito fortes que valorizam a família e a culinária. Por isso, o provérbio português: “Mulher de bigode nem o diabo pode”.

As lusitanas, vestem-se de maneira mais conservadora, usam acessórios que reportam a religião. Porém nas unhas, bocas e roupas gostam muito do vermelho. São muito fãs do futebol, festeiras e alegres, amantes de uma boa receita com bacalhau e azeite, além de apreciarem um bom vinho. Isso é muito positivo pois peixes são ricos em ômegas, o azeite anti radicais livres e o vinho representa alegria. Existe receita melhor para a beleza que a alegria?

PRÁTICAS PARA A BELEZA LUSITANA

Por conta das mulheres serem mais peludinhas e apresentarem cabelos brancos com facilidade, são boas apreciadoras de salões. São adeptas às práticas de depilação. Outro serviço que apreciam muito são as mechas ou colorações de cabelo. Geralmente clareando as madeixas.

As mulheres portuguesas da atualidade tem se entregue à paixão pela maquiagem. Estão acompanhando as tendências e consumindo muito nesta área de beleza. Todavia ainda assim, são mais conservadoras, usam cores mais neutras e nada de muito brilho.

Tanto portuguesas quanto indígenas são muito resolvidas em relação ao seu corpo, geralmente não costumam ser fascinadas pelo corpo perfeito. São felizes como são.

Agora uma dica que não pode faltar independente de povo, tribo e nação é o uso do protetor solar. Pois com o sol nosso de cada dia, outro fator importantíssimo tanto para peles indígenas, lusitanas e qualquer outra pele, é a proteção para evitar o fotoenvelhecimento.

Nós brasileiras somos miscigenadas, mas tudo começou com estas heranças. Então divirta-se identificando o que herdou de quem. Deixe seu comentário.

FONTES:
Especialistas ensinam cuidados específicos com a beleza de descendentes indígenas
Cabelo dos sonhos: fios das indígenas
Características Físicas dos Portugueses