Poderes do óleo de coco extra-virgem

0
978
oleo_de_coco
oleo_de_coco

Muito tem se falado sobre o óleo de coco e a bastante tempo ele tem ocupado o posto de queridinho de muitas pessoas no que diz respeito a cuidados com a saúde dos cabelos e da pele. Há aqueles que ampliam seu uso e um transformam em um verdadeiro canivete suíço, sendo usado tanto como um excelente hidratante, até mesmo como um removedor de maquiagem, passando também pela cozinha, como uma excelente alternativa aos óleos processados.
O óleo de coco é um óleo carreador, o que significa que suas propriedades o transformam em um excelente condutor para óleos essenciais, seja para ingestão, aromatização de ambientes, massagem ou uso cosmético. Na pele ele atua como emoliente, protegendo a pele da perda excessiva de umidade, sendo excelente para aqueles que sofrem com ressecamento. Ele é facilmente absorvido pela pele e penetra nas camadas mais profundas, auxiliando na manutenção de tecidos fortes e flexíveis, reduzindo a aparência de rugas e linhas de expressão. Por ser rico em ácido láurico e conter ação antisséptica, pode ser usado em rachaduras e micoses, sendo recomendada suas aplicação antes de dormir. Ele também é indicado para dermatites, eczemas e regiões secas e descamadas do corpo, como pernas, antebraço e até mesmo no rosto quando a pele estiver muito ressecada. Nos cabelos, este óleo hidrata, nutre e promove maciez profunda.
Quando se trata de ingestão, ele também tem seus benefícios. Por ser um óleo de cadeia média, sua passagem pelo organismo é de fácil metabolização. Segundo estudo publicado pela Sociedade Brasileira de Cardiologia, o coco e o óleo são importantes fontes naturais de gorduras saturadas ricas em ácido láurico. Em ensaio clínico, foi mostrada a redução no LDL e aumento no HDL. O óleo de coco deve ser ingerido com equilíbrio e moderação. A recomendação é que sejam usadas pequenas quantidades em preparações culinárias, dando preferência a alimentos in natura ou minimamente processados.

Apesar de todos os benefícios pessoal, é sempre bom buscarmos auxílio profissional antes de nos aventurarmos. Somos únicos e cada organismo responde de uma maneira. Lembrem-se que todo excesso é prejudicial.

Referências:
http://www.oleosessenciais.org – Os Óleos Carreadores
Sociedade Brasileira de Cardiologia – I Diretriz sobre o consumo de gorduras e saúde cardiovascular.
Conselho Federal de Nutricionistas – Saiba mais sobre óleos de coco e de canola.
Oleodecoco.org – 10 benefícios cientificamente comprovados do óleo de coco.

Escrito por Diogo Rosa Ortolan.