Desprogressiva e Transição Capilar: O que esperar?!

0
2030

Há uns 15 anos iniciou o “boom” das escovas progressivas, que com o passar do tempo, foi tema de muitas polêmicas em função dos ativos utilizados para o processo de alisamento (assunto para outra matéria) e com o tempo foram evoluindo, trazendo ativos novos e menos agressivo.

Na época a tecnologia dos cosméticos para cachos não era tão avançada e muitas cacheadas e cacheados que tinham dificuldades em manter os cabelos passaram a ser adeptos das escovas progressivas.

Foi uma febre, muitos salões abrindo, salões ampliando, profissionais surgindo…; as progressivas eram uma fonte inesgotável, pois conforme os cabelos cresciam era necessário o retoque e com isso tonou-se um serviço muito lucrativo.

Porém, com o passar do tempo seus adeptos se viram “escravos” do processo e com todas as polêmicas em relação aos seus ativos, levantou uma gama de insatisfação. Neste fluxo, se destaca uma empresária do estado do Espírito Santo, que traz um tratamento exclusivo para cachos. O sucesso foi tão grande que a empresária ganhou solo nacional em pouco tempo.

Todavia, a proposta do novo tratamento era reduzir e alinhar quimicamente o volume dos cachos, sem alisá-los, então para aqueles clientes que vinham de progressivas, era necessário cortar as madeixas.

Cosméticos para cabelos cacheados

Hoje o mercado de cosméticos oferece inúmeros produtos voltados para cachos, existem outros espaços como o citado acima que trabalham exclusivamente com cabelos cacheados; se considerarmos que o Brasil é um país miscigenado e os cabelos ondulados, cacheados e crespos correspondem a maioria, podemos pontuar então, que é um mercado muito amplo.

Logo, iniciou-se uma campanha de “Empoderamento” onde os cachos naturais passaram a ser valorizados pelos seus donos e pelo mercado, como um grito de liberdade. Até filmes como “Felicidade por um fio“, foram lançados para falar do assunto.

Estes fatores fizeram com que cacheados e cacheadas com progressiva quisessem “desprogressivar” e/ou passar pela “transição capilar”. Mas o que é isso???

ASSUMINDO OS CACHOS

Desprogressiva

Então, na verdade algumas marcas lançaram tratamentos que trabalham com a desintoxicação capilar para a retirada do excesso de químicas dos fios, algumas marcas ainda acrescentam ao tratamento um trabalho de reversão com processamento químico (geralmente amônia ou derivado) com o uso de bigudinhos para o cacheamento artificial.

Transição Capilar

Algumas pessoas defendem que a transição é marcada pelo abandono de qualquer química para revelar os cabelos em sua forma natural. Todavia, este processo é uma via dolorosa, pois os fios demoram um tempo para começarem a nascer assumindo sua forma original tendo em vista que o bulbo capilar e o couro cabeludo podem estar intoxicados por químicas e sua forma comprometida pelos puxões das escovas e chapinhas, então não é só esperar crescer e sim esperar crescer e se recuperar. Além de se tornar um cabelo mais sensível dado as suas diferentes texturas.

Este momento de assumir os cachos é um momento de muitos desafios pois é preciso vencer as dificuldades de estar temporariamente com cabelos indefinidos… e parece que exatamente nesta época surgem grandes eventos e a vontade de voltar a alisar pode ser compulsiva.

Um fator importante é encontrar um estilo que lhe defina neste novo formato e manter-se firme mesmo diante de tantos conselhos e opiniões que se ouvirá. É preciso estar com a autoestima lá em cima.

Cuidados necessários no momento da Transição

Durante a transição também é necessário cuidados especiais: iniciando pela desintoxicação, depois pela reposição de massas ou reconstrução e por fim, seguir com nutrição e hidratação/umectação.

O corte a cada dois ou três meses também ajuda muito neste processo. O uso de produtos específicos para cachos é essencial. Os produtos oferecidos hoje permitem que os cabelos sejam modelados de maneira natural.

Indicação de cortes para a Transição

Para a transição também foram desenvolvidos cortes específicos, afim de retirar aquelas pontas esticadas. O corte mais famoso é o Big Chop. Assim com o corte, seja gradativo ou mais severo já é possível uma retirada considerável da parte alisada.

Outras opções para permanecer firme na transição é manter os cabelos escovados até atingir um comprimento que agrade para um bom corte, retirando toda a progressiva. Outra maneira seria a técnica de alongamento trançado chamada Box Braids.

Se você vive, viveu ou deseja viver a transição capilar ou a desprogressiva deixe seu comentário e fique ligado e ligada nas dicas que virão sobre produtos para cabelos cacheados.